Anvisa aprova uso emergencial de medicamento para Covid-19

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do Molnupiravir para tratamento da Covid-19. O medicamento é indicado para pacientes adultos, com quadros leves e moderados, e não substitui a Vacina.

O antiviral, desenvolvido pela empresa Merck Sharp & Dohme (MSD), mostrou, nos ensaios clínicos, efeitos benéficos a pacientes adultos leves e moderados, com capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes.

O medicamento deve ser utilizado via oral, em casa e sob prescrição médica. Sua composição ajuda a reduzir as chances do vírus se multiplicar e se reproduzir no organismo humano.

Em uso em 17 países, o Molnupiravir foi aprovado pelas Agências Regulatórias nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, no Reino Unido, na Austrália e também pela Organização Mundial da Saúde(OMS).

Embora o medicamento seja um avanço como terapia para determinadas condições clínicas causadas pelo coronavírus, a diretora da Anvisa Meiruze Freitas alerta que o Molnupiravir não substitui a Vacina.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/ por Renata Souza da CNN-SP / 04.05.2022