DESTAQUE:A Clínica da Dor ajuda o paciente no tratamento da dor crônica?

Quem responde é ortopedista traumatologista Yuri Paschoal – profissional especialista pós-graduado em Medicina da Dor. Leia  mais…

O que é a Clínica da Dor

É um serviço de atendimento voltado aos pacientes acometidos por qualquer tipo de dor crônica, isto é, aquela dor ou desconforto persistente por um período maior que seis meses e que os tratamentos convencionais – com anti-inflamatórios, analgésicos e Fisioterapia – já não produzem mais o efeito esperado.
Tratamentos para a dor crônica

São os mais variados, já que a dor crônica passa a ser compreendida a partir de uma escala. Os tratamentos podem ser medicamentosos ou intervencionistas.

Sempre começamos o tratamento com medicamentos, psicoterapias e fisioterapias específicas para a dor, e somente quando essa abordagem não surte mais efeito no paciente, é que recorremos a métodos intervencionistas da dor. Ou seja: bloqueamos a raiz do nervo, para que esse paciente tenha a dor controlada e consiga resgatar sua qualidade de vida.

Dificuldade no tratamento da dor crônica

Decorre das alterações fisiológicas no sistema de condução da medula, para o sistema nervoso central, fazendo com que a dor deixe de ser uma ocorrência trivial e temporária, para transformar-se numa síndrome complexa e de difícil tratamento.

“Equipe de dor” multidisciplinar

“equipe de dor” é composta por enfermeiras, fisioterapeutas, médicos, e psicólogas, todos voltados para o controle da dor, tendo em vista que um só especialista não conhece todas as áreas da Medicina.

Por isso, a necessidade de pegarmos a experiência de cada profissional, em sua respectiva área, e trazê-la para o tratamento, uma vez que possamos alcançar um caminho ideal de controle que, na maioria das vezes, atingimos a cura da dor crônica.
O doutor Yuri Paschoal é ortopedista traumatologista pós-graduado em Medicina da Dor com especialização em dor crônica no Hospital Israelita Albert Einstein, Intervencionismo da dor em coluna vertebral (NASS – Burr Ridge, Chicago – IL), membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, entre outros títulos. O especialista em Clínica da Dor compõe o Corpo Clínico da OrtoCenter Clínica do Aparelho Locomotor (associada da ACCOERJ), localizada em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.