JURÍDICO:A informatização na Saúde: Aspectos Positivos e Negativos

Informatização na Saúde

Um tema atual e importante por abordar dois aspectos pertinentes: um diz respeito ao aumento da produtividade, enquanto o outro,ao aumento do risco pela diminuição à tolerância ao erro. Eu explico:

A informatização dos equipamentos e sistemas traz, sem sobre de dúvidas, o benefício na otimização dos processos, possibilitando fazer mais, melhor, em menos tempo e com menor custo. Quem não quer isso?

Não existe informatização sem investimento

Investimento financeiro:Grande fator limitante para vários consultórios e clínicas.

Investimento em treinamento de pessoal e/ ou troca de pessoal, o que retarda ainda mais, o processo de crescimento. Fato que já desmotiva a maioria dos médicos, que tudo que não querem é justamente essa dificuldade.

Todavia, contando que os doutores tenham coragem, dinheiro e disposição para passar desta fase, temos uma questão primordial:

O paciente

A percepção de qualidade é algo que remete a valor (aumento de preço) e cobrança (aumento da responsabilidade pela intolerância ao erro).

Um exemplo clássico disso, é o aumento de processos por erro no diagnóstico de uma fratura. Quando se tem exames mais modernos com apurações precisas, e isso é propagado aos quatro ventos pela força da internet, como justificar a análise equivocada de um exame difícil, realizado por um médico inexperiente?

Ou seja: a responsabilidade médica vai ser diretamente influenciada pela modernização dos processos e sua veiculação na mídia.

Caromédicogestor: Cabe a você estar pronto para fazer esta transição, sempre escutando um advogadoexperiente no assunto, para não deixar furos.

Até a próxima edição!

Lymark Kamaroff– Assessor jurídico da ACCOERJ