JURÍDICO

Cuide do seu tempo, doutor! ASíndrome de Burnout doença causada pelo uso contínuo do Whatsapp pode te pegar.

O alerta é do advogado LymarkKamaroff. Leia mais…

Síndrome de Burnout e o Whatsapp: o limite da exaustão

Um tema bem recorrente no meio médico é o estresse causado pelo uso contínuo do Whatsapp como ferramenta de comunicação entre o doutor e o paciente.

Fatores como imediatismo e disponibilidade constante podem desencadear a Síndrome de Burnout, uma doença que ocorre quando a exaustão em relação ao trabalho é completa, física e mental.

A Síndrome de Burnout foi identificada a partir das observações clínicas de Freudenberger, psicólogo alemão do início do século 20.

A expressão em inglês “burn out” (ser consumido, queimado) era usada para expressar uma exaustão emocional gradual, um cinismo e a ausência de comprometimento.

Para piorar, esta Síndrome pode vir acompanhada de alguns outros transtornos psiquiátricos, como a depressão.

Efeitos da Síndrome de Burnout

Eles podem ocorrer no campo individual (físico, mental, profissional e social), profissional (atendimento negligente e lento ao cliente, contato impessoal com colegas de trabalho e/ou pacientes/clientes) e organizacional, gerando conflito com os membros da equipe, rotatividade, levando ao absenteísmo.

Sintomas da Síndrome de Bournot

A Exaustão Emocional (EE) abrange sentimentos de desesperança, solidão, depressão, raiva, impaciência, irritabilidade, tensão, diminuição de empatia; sensação de baixa energia, fraqueza, preocupação; aumento da suscetibilidade para doenças, cefaleias, náuseas, tensão muscular, dor lombar ou cervical, distúrbios do sono.

O Distanciamento Afetivo(Despersonalização(DA) provoca a sensação de alienação em relação aos outros, sendo a presença destes muitas vezes desagradável e não desejada.

A baIxa Realização Profissional(RP)baixa satisfação com o trabalho pode ser descrita como uma sensação de que muito pouco tem sido alcançado e o que é realizado não tem valor.

Como resolver o problema

A nível ambulatorial e atendimento clínico é justamente o médico parar de dar consultas “grátis” pelo Whatsapp, usar dos meios de tele atendimento e das consultas presenciais, para que o seu tempo não seja usado quando em toda a sua totalidade para o trabalho.

O grande problema é a sensação de se enxugar gelo, pois a cada conversa respondida no Whatsapp, quatro mais novas surgem neste interregno, ou seja, o trabalho, além de ser altamente desgastante, não remunerado é interminável, levando a sensação de desesperança.

Aqui vai, minha sugestão:

Cuide do seu tempo! Crie protocolos de trabalho que priorize aqueles pacientes presenciais e valorize o atendimento presencial remunerado.

Em muitos casos o estresse é causado pelo vício do próprio médico. Cuide-se! Médico sadio tem menores chances de sofrer um processo por má conduta médica.

Até a próxima.  Abraço.

Lymark Kamaroff– Assessor Jurídico da ACCOERJ