OMS já se prepara para as novas pandemias

Um Grupo de Acompanhamento Científico da OMStentará descobrir, enfim, a origem da Covid. Terá sucesso? Leia mais…

A próxima doença X pode surgir a qualquer momento. O mundo precisa estar mais preparado”. Foi nesses termos, bem pouco tranquilizadores, que a Organização Mundial de Saúde emitiu resolução criando um Grupo de Acompanhamento Científico para orientar sobre como agir “nas próximaspandemias”.

O texto alerta: “o risco de emergência futura é impulsionado por várias forças, incluindo mudanças climáticas, mudanças no ecossistema e crescente urbanização”.

Grupo de Aconselhamento

O Grupo, terá ainda um papel adicional: desvendar de uma vez por todas a real origem do Sars-CoV-2 – estudando animais do sudeste asiático e sua relação com os seres humanos, que pode ter causado o “transbordamento” do vírus. Concluem:

“O mundo precisa de processos sistemáticos para estudar a emergência desses patógenos e suas rotas de transmissão de reservatórios naturais para o homem. Os protocolos de laboratório em todo o mundo devem ser monitorados e fortalecidos.”

Numa reportagem publicada pela BBC,cientistas brasileiros explicam como se faz a busca por novas possíveis pandemias, além de como o vírus “pula” de uma espécie para outra – e quais as causas ambientais desse processo.

Fonte: https://outraspalavras.net/outrasaude/por Gabriela Leite / 04.11.2021