DESTAQUE: Tratando a Osteoporose e evitando as fraturas

A Osteoporose é uma doença que diminui a resistência dos ossos, tornando o indivíduo mais suscetível a fraturas. Saiba com o ortopedista Bernardo Stolnicki como identificar a doença antecipadamente.

Quanto mais frágil for o osso, menor precisa ser o trauma (queda) para causar uma fratura. Sendo assim, qualquer tratamento que vise evitar fraturas necessariamente deve melhorar a resistência óssea e prevenir quedas.

Como a Osteoporose não produz sintomas, muitas vezes só se descobre a doença quando uma fraturaacontece. Mas existem maneiras de identificá-la com antecedência e prevenir as fraturas!

O primeiro passo é verificar se você está em risco e, em seguida, conversar com o seu médico. Após criteriosa avaliação, possivelmente ele solicitará a realização de uma densitometria óssea e de alguns exames laboratoriais.

O que é a Densitometria óssea

É o principal método para detecção precoce da perda de massa óssea, possibilitando a prevenção e combate à Osteoporose. É um exame simples, que emprega radiação ionizante para obter imagens detalhadas dos ossos, mas utilizando quantidade bem menor de raios X que uma radiografia comum.

O exame deve ser realizado anualmente e não demanda preparo prévio, não sendo necessário jejum ou dieta específica.

Atividade física é muito importante

Mantendo uma rotina regular e bem orientada de exercícios, você terá melhor equilíbrio, maior força muscular e baixa propensão a quedas, o que diminui o risco de fraturas.

 O médico Bernardo Stolnicki é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Densitometria Óssea no CREBCentro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – Clínica associada à ACCOERJ -, sócio fundador do Centro de Referência para Estudos em Osteoporose (CENOSTEO) e vice-presidente do Comitê de Doenças Ósteo-Metabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).