PLANOS DE SAÚDE: Usuários de Planos de saúde individuais terão redução na mensalidade

Pela primeira vez os Planos de saúde individuais tiveram percentual de reajuste negativo, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Isso significa que o valor das mensalidades dos Planos terá redução e cerca de 8 milhões de usuários serão beneficiados pela medida.

O reajuste negativo de -8,19% foi aprovado na reunião da diretoria colegiada da ANS, no último 8 de julho, em razão da queda das despesas assistenciais dos planos em 2020 provocada pela Covid-19.

Para quem vale?

O reajuste é válido para os Planos de saúde individuais ou familiares médico-hospitalares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98).

Percentual máximo estabelecido pela ANS

 

As Operadoras não podem cobrar índices maiores que o definido, mas podem aplicar índices menores. O reajuste negativo vale para o período de maio de 2021 a abril de 2022. Para os Contratos com aniversário em maio, junho, ou julho será permitida aplicação retroativa do reajuste.

 

“Ao longo de 2020, em virtude da pandemia os gastos do setor com atendimento assistencial oriundos de procedimentos como consultas, exames, internações sofreram queda significativa,  comparado aos anos anteriores, tendo em vista que o distanciamento social foi uma das medidas protetivas utilizadas. Muitos beneficiários deixaram de usar procedimentos não urgentes”, disse o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel.

Fonte: https://www.gov.br/ / 13/07/2021