Conscientização sobre a Escoliose

O ortopedista-traumatologista Frederico Genuíno vai nos ajudar a identificar e entender esta deformidade na coluna vertebral. Saiba como detectar o problema e quais as formas de tratamento.

Junho foi determinado como o mês de conscientização sobre a Escoliose, para que seja disseminado conhecimento sobre esse mal da coluna.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual da população mundial que é afetada pela Escoliose varia de 2% a 4%. Estima-se que mais de 6 milhões de brasileiros tenham escoliose idiopática, ou seja, de causa desconhecida.

Como identificar a Escoliose

Escoliose 1

A Escoliose é comum ocorrer na faixa dos 10 aos 15 anos (fase de estirão do crescimento, período em que há maior probabilidade de progressão das curvas), mas pode afetar também os adultos. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Ombros desiguais/ desnivelados;
  • Cabeça não centrada diretamente acima da pélvis;
  • Um lado do quadril, ou ambos, mais alto;
  • Costela mais saliente;
  • Linha da cintura desigual;
  • Textura ou aparência da pele sobre a espinha com alterações;
  • Corpo pendente para um lado.

 

Tratamento da Escoliose

Escoliose 2

Varia de acordo com a gravidade da condição – de leve a severa – dependendo do ângulo da curvatura dacoluna. Em casos mais brandos, pode ser indicada, a princípio, apenas a observação do desenvolvimento do quadro. O uso de colete nas costas, Fisioterapia para fortalecimento dos músculos da região e RPG são tratamentos que costumam gerar ótimos resultados.

Ainda, pode ser recomendado procedimento cirúrgico, para situações mais graves nas quais é observado o progresso da curvatura, principalmente em crianças, e, para adultos, quando o grau da curvatura for superior a 50°.

É importante que, ao suspeitar da possibilidade de Escoliose, um médico especialista seja consultado para o diagnóstico precoce e se necessário a realização dos exames de Raio-x, Tomografia ou Ressonância.

 

Vale destacar também que em casos de crianças, o diagnóstico prematuro é essencial e o monitoramento especializado no início do tratamento é fundamental para que problemas futuros sejam evitados.

 

O médico ortopedista-traumatologista Frederico Genuíno é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia, membro diretor da ACCOERJ e diretor médico da Orthos Clínica do Aparelho Motor, localizada no bairro da Penha, zona norte do Rio.