PANDEMIA: Fisioterapeuta X Ansiedade dos pacientes

Nos tempos de pandemia e isolamento social, como o fisioterapeuta  deve lidar com o medo e ansiedade dos pacientes no atendimento clínico, hospitalar  ou home care? Quem responde é o especialista Americo Fonseca.

A Fisioterapia é uma área da saúde onde temos contato direto com os pacientes, seja ele no atendimento clínico, hospitalar ou home care.

Em atendimentos clínicos e em home care, é importante ressaltar que devemos estar seguros e cientes de todas as orientações e normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) na prevenção de doenças.

Dessa forma, evitando o contágio, oferecemos confiança, proteção e suporte aos nossos pacientes e nos adaptando ao novo normal.  Com a pandemia, isolamento e distanciamento social outras formas de atendimento e acolhimento tiveram que ser repensadas.

O toque, por exemplo, que antes era essencial, passou a ser moderado e o livre acesso totalmente reformulado.

Ansiedade: nova batalha enfrentada pelo fisioterapeuta

No dia a dia, após o tratamento, temos que responder a todos os questionamentos feitos pelos nossos pacientes. Se antes da pandemia, já sentíamos medo do que poderia acontecer com eles, se iriam ficar com alguma sequela ou mesmo voltarem a ter uma vida normal rapidamente hoje, temos que lidar com a angústia de contraírem algo que possa levá-los a uma internação.

Com isso, os níveis de ansiedade dos pacientes que já eram elevados, se tornaram bem maiores e mais acentuados.

Como lidar com esta ansiedade

Saber ouvir os pacientes mais do que nunca para esclarecer as suas dúvidas e assim prestar um serviço à altura das expectativas.  Para obtermos um prognóstico mais favorável é fundamental oferecer sempre o máximo de informações possíveis.

Ter calma e tranquilidade acima de tudo… É preciso entender que lidamos diretamente com a dor dos nossos pacientes.

Exercitar responsabilidade sócio- emocional. Outro fator importante e que se tornou mais que essencial nos atendimentos. Devemos utilizar todo o nosso aprendizado em acolhimento e tratamento.

Ser profissional de saúde neste momento tão delicado e grave é estar na linha de frente no tratamento dospacientes. Termos a obrigação de dar a toda hora um suporte adequado às suas queixas e focar sempre nos resultados de forma positiva.

Cada fisioterapeuta tem uma infinidade de técnicas que podem ser utilizadas para trabalhar a ansiedade de forma exemplar e conseguir vencer, de fato, os transtornos que ela causa e que são mais comuns do que se imagina.

A Saúde e a Recuperação dos pacientes são a nossa prioridade.

O fisioterapeuta Americo Fonseca (CREFITO-2/RJ: 221526-F) é graduado pela Universidade Estácio de Sá – capacitado em Ortopedia e Traumatologia -com as especialidades: Pilates, RPG, Crochetagem e pós graduado em Acupuntura e Terapia intensiva. Compõe a equipe de especialistas da associada à ACCOERJ Orto Center Clínica do Aparelho Locomotor, localizada em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.