ALERTA: Entidades médicas agem contra exercício Ilegal da Medicina no RJ

O Cremerj destaca a importância da atuação integrada para garantir a segurança da população e a qualidade da prática médica. Leia mais…

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), a Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro e a Delegacia do Consumidor (Decon) promoveram, dia  22 de maio passado, uma fiscalização em um curso de modelação de orelhas, também conhecido como otomodelação.

A otomodelação é um procedimento médico, portanto não deve ser feita por profissionais de outras categorias, caracterizando invasão do ato médico. O mesmo estava ocorrendo de forma indevida, na Barra da Tijuca – na Zona Oeste do Rio de Janeiro -, e, por isso, foi desarticulado pelos fiscais.

Entre as irregularidades encontradas, durante a vistoria, estavam: a responsável por ministrar o curso era uma cirurgiã-dentista, com inscrição no CRO de Minas Gerais; o organizador do curso era um gestor; os alunos eram compostos por cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, biomédicos e acadêmicos; e o espaço não tinha licença para realizar cursos.

Além disso, o local infringia as normas sanitárias. Era pequeno, sem ventilação e algumas pessoas não estavam usando máscaras, contrariando os cuidados exigidos e necessários para combater o novo Coronavírus.
O Cremerj lembra que casos de invasão do ato médico podem ser denunciados no Portal da Defesa Médica, disponível no site da entidade desde o ano passado.
Fonte: https://www.cremerj.org.br/ 22.05.2021