DESTAQUE

Você já ouviu falar em Oncologia Ortopédica? Conheça mais sobre essa subespecialidade da Ortopedia com médico Rafael de Castro e Silva Pinheiro, especialista no tratamento de tumores musculoesqueléticos.

A Oncologia Ortopédica é a subespecialidade da Ortopedia e Traumatologia que trata os tumores musculoesqueléticos, sejam eles benignos ou malignos, bem como as lesões ósseas metastáticas e pseudotumorais. Eles podem acometer os ossos, tendões e músculos que compõem o sistema locomotor humano. Assim, atua diretamente na avaliação, prevenção, diagnóstico, estadiamento (processo para determinar a extensão do câncer presente no organismo de uma pessoa) e planejamento terapêutico do paciente oncológico.

Tumores Ósseos

Os tumores ósseos e de partes moles são um grupo raro e heterogêneo de neoplasias. No Brasil, estima-se que sua incidência seja cerca de 2,5-4 casos para cada 100000 habitantes. Quanto às metástases, os ossos são o terceiro sítio mais comum de acometimento. Algumas lesões são mais comuns em crianças e adolescentes, como o osteossarcoma, o sarcoma de Ewing e o osteocondroma e, outras, como as metástases e o mieloma múltiplo, em idosos.

Diagnóstico

A suspeita inicia-se com dor moderada a forte, refratária a medicações analgésicas comuns e que, comumente, ocorre também durante o repouso. O grau de suspeição aumenta se essa dor vier acompanhada de aumento de volume local progressivo. Outra forma de apresentação é a fratura patológica, que ocorre após trauma de baixa energia no osso já fragilizado pelo tumor ósseo subjacente.

Rafael Pinheiro 1

Doutor Rafael Pinheiro em campo, após planejar o tratamento do paciente.

‘É importante que frente a suspeita inicial, esse paciente seja encaminhado o quanto antes para o especialista. São inúmeros subtipos de tumores musculoesqueléticos, cada um exigindo uma abordagem particular. O ortopedista oncológico é quem orquestra o tratamento complexo dessas lesões, que, muitas vezes, passa pela combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Cada tumor é um desafio, requer um olhar e planejamento individual’– relata o especialista em oncologia ortopédica, Rafael Pinheiro, diretor do COB – Centro Ortopédico Botafogo.

Com a evolução das técnicas operatórias, das próteses e do transplante ósseo, junto com o avanço do tratamento sistêmico, surgiram técnicas que permitem a preservação do membro, mantendo a funcionalidade e qualidade de vida do paciente. O tratamento precoce com o ortopedista oncológico aumenta as taxas de sucesso.

‘Não deixe de procurar o quanto antes o especialista. As taxas de sucesso com a cirurgia e a quimioterapia, quando indicada, são diretamente ligadas à precocidade no tratamento’– ressalta Pinheiro.

O médico oncologista ortopédico Rafael de Castro e Silva Pinheiro (CRM 52102492-2) é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e atua no COBCentro Ortopédico Botafogo, localizado em Botafogo, na zonal sul do Rio. É também membro da equipe de Oncologia Ortopédica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).