PANDEMIA: O papel da Enfermagem na Pandemia

A enfermeira Sabrina Carvalho Galdino Gonçalves vai contar sobre a coragem e a luta diária desses profissionais para tratar dos pacientes infectados pela Covid-19.

Cofen 1

Com a Pandemia e o isolamento social quando falamos de Enfermagem agora mais do que nunca no mundo inteiro falamos de coragem, cuidado, empenho, zelo e, principalmente amor ao próximo porque esse é o maior preceito ético da nossa profissão.

Ao cuidarmos de um paciente infectado pela Covid-19 devemos considerar sempre suas fragilidades, sentimentos e necessidades, de modo a lhe proporcionar conforto e segurança até a sua recuperação. Na luta diária durante várias horas dedicadas ao trabalho pomos em prática nossos conhecimentos para salvar vidas e impedir o avanço do vírus.

 

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) “a Enfermagem tem um papel fundamental na detecção e avaliação dos casos suspeitos Coronavírus, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por se tratar da maior categoria profissional de Saúde e, a única, presente durante 24 horas ao lado do paciente. Na China, epicentro da doença, os profissionais de Enfermagem vêm enfrentando longas jornadas para conter a epidemia”.

No mudo todo e aqui no Brasil não é diferente – enfermeiros e enfermeiras – arriscam a própria vida. Foi necessário abdicar de suas folgas, férias e descanso. Quando não é presença física, conectados pelo celular. Confesso que é cansativo, mas estamos todos envolvidos pela mesma causa: Cuidar carinhosamente e com eficiência dos pacientes com a Covid-19.

Veio a Pandemia e com ela o isolamento e o distanciamento social que impôs a toda humanidade uma tomada de consciência para mudanças radicais de comportamento, entre elas lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel. Diante disso me faz lembrar Florence Nightingale a mulher que se destacou no tratamento de feridos em guerras. Devido aos seus esforços e estudos fundou a Escola de Enfermagem (um marco para a história da Enfermagem contemporânea) no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860, deixando todo um legado que se mantém atual.

Nestes tempos de crise e medo é importante lembrar que, nós profissionais de Enfermagem, fazemos a própria linha de frente na batalha pela nossa vida ao cuidarmos dos pacientes com Covid-19. Neste “novo mundo”, aonde a tecnologia faz parte do dia a dia, juntamente com as redes sociais, a Enfermagem é protagonista de várias notícias, desde as primeiras imunizações até a luta no combate ao vírus.  A Enfermagem atual deixará uma consciência histórica, do seu valor e da sua importância, através dos cuidados qualificados com o paciente, construídos cotidianamente na teoria e na prática de como lidar e enfrentar o Coronavírus.

Parabéns a todos os meus colegas de todas as partes do mundo que arriscam suas vidas pelo bem-estar do paciente neste momento tão desafiador, difícil e grave de nossa história! Vocês merecem toda a minha admiração, meus aplausos e meus agradecimentos, sob a esperança de que sairemos vitoriosos dessa batalha.

A enfermeira Sabrina Carvalho Galdino Gonçalves (Coren-RJ 464.979) é formada pela Faculdade São Camilo Rio de Janeiro com. especialização em Enfermagem de Centro Cirúrgico e de Central de Material e Esterilização; supervisora na Central de Material e Esterilização do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla; responsável técnica do Centro de Ortopedia e Traumatológico da Tijuca do Hospital Tijutrauma(associado da ACCOERJ) e atualmente cursa MBA na FACEAT em Gestão de Centro de Material e Esterilização.