ACCOERJ no Portal Vida e Tal

Vai de bike? Cuidado! Saiba quais os riscos ao andar de bicicleta e como evitá-los.

Vida & Tal

Andar de bicicleta é uma maneira fantástica de passear pela cidade, além de aumentar a força muscular e o equilíbrio. Mas “é preciso aprender a andar com segurança”, afirma o ortopedista traumatologista Jorge Petros, diretor médico do Hospital Tijutrauma e presidente da Associação de Clínicas e Consultórios Ortopédicos do Estado do Rio de Janeiro.

“Andar de bike por lazer, esporte, trabalho ou meio de transporte, sem dúvida, é uma atividade prazerosa e um exercício excelente que combina resistência, força, respiração e condicionamento. Mas infelizmente, junto aos benefícios existem os riscos e o crescente número de acidentes envolvendo ciclistas, que frequentemente ocasionam graves fraturas e lesões”, alerta o especialista.

Tipos de fraturas

 

Entre as fraturas mais comuns, estão as dos membros superiores, seja em ombro, cotovelo ou punho e as da face, podendo ser mais graves com traumatismo cranioencefálico severo. Já nos membros inferiores, vê-se com frequência crianças que prenderam o pé na roda, causando lesões em tornozelo e pé.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o número de atendimentos hospitalares envolvendo esse tipo de ocorrência aumentou 57% no Brasil, passando de 1.024 em 2010 para 1.610 em 2019. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no país existem mais bicicletas do que carros. São cerca de 50 milhões de bikes contra 41 milhões de automóveis.

 
Cuidados para antes, durante e depois da pedalada:

 

Verificar o funcionamento dos freios e se os pneus estão cheios; acertar a altura do banco; usar capacete, que deve estar devidamente ajustado e fixo, além de usar joelheiras e cotoveleiras para uma proteção maior;

Importante também usar roupa que não fique larga ou comprida nas pernas e o calçado deve estar bem amarrado, para que não engate na correia ou no aro da roda. O uso de chinelo não é bem-vindo, pelo risco de se soltar ou prender na corrente;

Durante o trajeto, cuidado com a iluminação e se for à noite, prefira sempre ruas mais claras, caminhos conhecidos e regulares e cuidado com bueiros e buracos. Não esqueça de iluminar e sinalizar a bicicleta;.

Ao andar com mais pessoas, mantenha distância segura, considerando que o outro ciclista pode precisar realizar algum desvio na pista ou frear repentinamente.

Fontes: Redação Vida e Tal (www.vidaetal.com.br) com Assessoria de Comunicação Social da ACCOERJ