Os riscos de andar de bicicleta e como evitá-los

Andar de bicicleta é uma maneira fantástica de passear pela cidade, além de aumentar a força muscular e o equilíbrio. Mas, as pessoas precisam aprender a andar com segurança afirma o ortopedista Jorge Petros presidente da ACCOERJ.

Andar de bike por lazer, esporte, trabalho e utilizá-la como meio de transporte, sem dúvida, é uma atividade prazerosa que explodiu nos últimos anos, mas requer diversos cuidados devido ao aumento de ciclistas nas ruas e as lesões causadas por um trânsito violento.

Trata-se de um exercício excelente que combina resistência, força, respiração, condicionamento, enfim, traz muitas vantagens àqueles que se utilizam da prática esportiva, mas, infelizmente o número de acidentes com quedas faz com que aumente a preocupação, pois frequentemente ocasionam graves fraturas e lesões.

Dentre as fraturas mais comuns, estão as dos membros superiores, seja em ombro, cotovelo ou punho e as da face, podendo ser mais graves com traumatismo cranioencefálico severo.

Nos membros inferiores, vê-se com frequência crianças que prenderam o pé na roda, causando lesões em tornozelo e pé.

Captura de Tela 2021-02-25 às 20.25.25

Segundo o site https:/// mais de 8 mil ciclistas morreram no trânsito na última década, e o número de acidentes aumentou 45% em sete anos

O site mostra também que existem mais bicicletas do que carros no Brasil. São cerca de 50 milhões de bikes contra 41 milhões de automóveis, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea).

Cuidados adotados

Anote alguns que devemos ter antes, durante e após cada pedalada:

Verificar o funcionamento dos freios e se os pneus estão cheios; acertar a altura do banco; usar capacete, que deve estar ajustado e fixo e usar joelheiras e cotoveleiras para uma proteção maior.

Importante também usar roupa que não fique larga ou comprida nas pernas e o calçado deve estar bem amarrado, para que não engate na correia ou no aro da roda. O uso de chinelo não é bem-vindo, pelo risco de se soltar ou prender na corrente.

Durante o trajeto, cuidado com a iluminação e se for à noite, prefira sempre ruas mais claras, caminhos conhecidos e regulares e cuidado com bueiros e buracos. Não esqueça de iluminar e sinalizar a bicicleta.

Ao andar com mais pessoas, mantenha distância segura, considerando que a outra pessoa precise desviar de alguma coisa ou frear repentinamente.