A vacina trará o fim do home office? Especialistas avisam que não

Para especialistas, o avanço da vacinação não é sinal verde para abandonar as máscaras, o distanciamento e outras medidas de segurança.

Para quem está ansioso para tomar a Vacina contra o Coronavírus e poder voltar à rotina normal de trabalho, é melhor ter calma. O caminho de volta ao normal de antes da pandemia deve ser demorado.

Com a vacinação apenas no início, a médica infectologista Naiane Ribeiro Lomes, consultora da Its’Seg, prevê que a retomada aos escritórios será com cautela e o fim das medidas de segurança no ambiente de trabalho ainda está longe – mesmo quando chegar a vez da população geral ser imunizada.

“Vai levar um tempo ainda. Não devemos pensar na retomada ao ambiente de trabalho dependendo exclusivamente da Vacina. Enquanto a vacinação estiver em um número restrito, isso não deve fazer parte da tomada de decisão para o retorno”, explica ela.

Dessa forma, não é uma questão de tomar a primeira dose e dar adeus às máscaras e ao distanciamento. A infectologista avisa que essas e outras medidas de segurança devem ser reforçadas nesse momento.

A infectologista também lembra que, inicialmente, a Vacina não vai reduzir a transmissão. “Mesmo que vacine, algumas medidas, como distanciamento e maior ventilação do ambiente, vão perdurar por muito tempo”, fala.

Fonte: https://exame.com/ por Luísa Granato / 09.02.2021