A retomada do sistema de saúde pós-pandemia será igual a de antes do Coronavírus?

A pergunta que fica é do ortopedista- traumatologista, Jorge Petros, presidente da ACCOERJ e diretor médico do Hospital Tijutrauma.

O que percebo hoje é que a saúde em todo o mundo nunca esteve em tanta evidência. O sistema de saúdeenfrenta um momento que desafia a própria capacidade de ocupação nos corredores, nos quartos, nos leitos e nas UTIs dos hospitais.

Não tenho a menor dúvida que no pós-pandemia, precisaremos de um mega planejamento e de ações coordenadas. Por mais que todos, nós, tenhamos a esperança de que a vida volte logo ao normal, nada será exatamente como antes.

Todas aquelas nossas experiências e situações vividas, até, aqui, vão conduzir os relacionamentos, a forma como vemos o mundo e como nos comportamos, especialmente, em relação a nossa saúde, de nossos familiares, amigos e pacientes.
E a nova realidade pós-pandemia? Como será?
Pensem comigo: Em algum momento de sua vida você se imaginou usando máscaras sempre que fosse necessário sair de casa? Higienizar os alimentos que chegam do mercado? Lavar bem as mãos quase que toda hora? Usar álcool em gel? Manter distanciamento das pessoas?
Pois, é… Alguns destes hábitos podem virar rotina no seu dia a dia e todas as decisões tomadas agora vão impactar no futuro.
Precisamos considerar que, sem um sistema de saúde forte e bem estruturado, toda a população fica vulnerável. Portanto, tudo o que vivemos e aprendemos durante este período conturbado e inesperado irá nos ajudar em nosso planejamento e nas mudanças no sistema de saúde como um todo.

Vacinas: Sejam bem vindas!

Vacina 2

Após meses de uma grande sobrecarga no sistema, começam a surgir as Vacinas. Vale lembrar que mesmo no pós-pandemia, todas as medidas e cuidados para evitar a proliferação do vírus ainda estarão, de certa forma, presentes.

Vale salientar, também, que a retomada será gradual em todos os sentidos, e os cuidados com a saúde que cada pessoa terá na rotina serão ainda mais importantes e significativos.

Evitem aglomerações, Lavem as Mãos, Usem Álcool em Gel e

Máscaras.  Cuidem-se…