Rapidez com que chega aos pulmões pode tornar nova cepa mais contagiosa

A variante do novo Coronavírus identificada no Reino Unido e em mais 36 países até o último dia cinco de janeiro deixou o mundo em estado de alerta. Leia mais…

Enquanto os países correm contra o tempo para vacinar os cidadãos, parte da comunidade científica se preocupa em responder se a nova cepa do Coronavírus tem maior transmissibilidade e o que pode torná-la mais contagiosa.

“Todos os indícios apontam que sim [ela é mais transmissível]. O NERVTAG apontou que essa variante representava 20% dos casos em novembro e passou para 70% em dezembro na Inglaterra. E isso mesmo durante as medidas restritivas”, explica o imunologista e professor universitário Eduardo Nolasco, se referindo a uma nota publicada pelo Grupo Consultivo de Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes (NERVTAG) em 19 de dezembro.

A maior transmissibilidade da variante se dá pelo acesso mais rápido que ela tem aos pulmões.

“Essa nova mutação se liga com maior rapidez à proteína ECA2, que está presente em abundância em nosso pulmão. Por isso o vírus chega mais rápido e com mais potência ao nosso organismo”, pontua o imunologista.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br / por Will Marinho, da CNN, em SP / 05.01.2021