Usuários de planos de saúde podem arcar com dois reajustes em 2021

Aumento suspenso entre setembro e dezembro voltou a valer em janeiro e será parcelado em 12 meses. Em maio, ANS deve publicar regras de nova correção anual. Leia mais…

Com o início de 2021, algumas medidas emergenciais que foram tomadas para mitigar os efeitos do Coronavírus na economia chegaram ao fim. Além do auxílio emergencial e do programa de redução de salário e jornadas de trabalho — que foram vitais para pessoas e empresas atravessarem o período de isolamento social –, o reajuste de 8,14% referente a 2019 nos valores dos planos de saúde individuais e familiares com até 29 beneficiários, que foi suspenso em setembro de 2020, passou a vigorar no primeiro dia de 2021.

O índice é válido para o período de maio de 2020 a abril de 2021. Fora o aumento na mensalidade de janeiro, os usuários terão de pagar pelo período em que esse reajuste estava suspenso, de forma separada e em até 12 meses.

Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar deve publicar em maio as regras para a nova correção dos planos, ou seja, alguns usuários terão de arcar com dois reajustes num mesmo ano.

Vale lembrar que esse reajuste deve chegar a 20 milhões de usuários, de um total de 47,2 milhões, segundo a ANS.

Fonte: https://veja.abril.com.br/ por Diego Gimenes / 06.01.2021