As deformidades nos Joelhos

O ortopedista-traumatologista Frederico Genuíno aponta as causas, os sintomas e as opções de tratamento mais indicadas para estes tipos de deformidades. Leia mais…

Imagem 1

As deformidades nos joelhos podem surgir quando ocorrem desequilíbrios musculares de membros inferiores. As principais alterações são as de Joelho Valgo (Formato X) e Joelho Varo (Arqueados).

O que é Joelho Valgo?

Imagem 2

Trata-se de uma deformidade na articulação do Joelho, que faz com que eles fiquem mais próximos, forçados para dentro, deixando as pernas em formato similar a um X. Se esta alteração for muito acentuada, pode causar diversos problemas de saúde, entre elas tendinites, bursites e artrose.

O mais comum é que este desvio se apresente entre crianças e adolescentes e o mesmo seja corrigido naturalmente. Caso ele se torne muito acentuado, o indicado é consultar um médico especialista.

O que é Joelho Varo?

Imagem 3

Ou “Joelho de Cowboy” é mais comum nos homens. É caracterizado pelas pernas viradas para fora, fazendo com que os Joelhos se mantenham afastados, mesmo quando a pessoa consegue encostar um tornozelo no outro. É exatamente o oposto do Joelho Valgo.

Tratamento
Vai depender do agravamento da deformidade, as causas e os sintomas. Dentre as opções de tratamentos, temos a suplementação de cálcio e vitamina D, exercícios para fortalecimento dos músculos das pernas e alinhamento das mesmas. Em último caso recorre-se à cirurgia.