Você sofre de “dor nas costas”?

O ortopedista Jorge Petros presidente da ACCOERJ ressalta que o Home Office agravou a má postura na hora de trabalhar.

A “dor nas costas” é um problema cada vez mais comum e vem se agravando a cada dia entre muitas pessoas, curiosamente, até mesmo, entre os jovens.  Acredito que um dos fatores que vem contribuindo para este desconforto, seja por pacientes exercerem suas profissões em locais inadequados.

Por exemplo: quem estava acostumado a trabalhar num ambiente confortável do escritório teve que improvisar rapidamente um espaço, em casa, dentro de suas possibilidades, para atender demandas profissionais.

Postura inadequada

Sem dúvida, que o Home Office vem contribuindo para que o problema se agrave e efetivamente prejudique a saúde da coluna. Como consequência, em alguns casos, ela vem associada a colchões inadequados, exercícios físicos realizados de forma errada, obesidade, sapatos desconfortáveis e com salto alto, sobrepeso, tensão, além de peso excessivo nos ombros.

Em jovens, o estilo de vida atual é um dos principais vilões que sobrecarregam a coluna, incluindo o sedentarismo aliado durante muito tempo diante da TV, videogames e smartphones, entre outros pontos os quais devemos nos preocupar diariamente.

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia apontam que, em média, 80% da população têm dor lombar pelo menos uma vez na vida. Dentro desse cenário, pacientes cada vez mais jovens procuram os consultórios com queixas de dores.

Vale lembrar que a dor nas costas é muscular e pode ser o primeiro sintoma de uma doença reumática. É, também, a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado.