O Programa de Prevenção da Sarcopenia pode ser usado nas clínicas ortopédicas?

O ortopedista Renato Bastos membro da ACCOERJ explica os benefícios. Leia mais…

O Programa de Prevenção da Sarcopenia pode ser incluído no Projeto Promoprev, criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar para a “Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças”. A ANS oferece este incentivo às Operadoras para que sejam aplicados em programas na saúde básica.

Dessa maneira, as Operadoras de saúde podem se beneficiar reduzindo sua margem de solvência. Com esta economia, elas passam a ter a liberdade de aplicar estes recursos em projetos preventivos como o da Osteoporose e Sarcopenia, no caso da nossa especialidade. Sem dúvida essas patologias representam custos assistenciais de dezenas de milhões gastos ao ano.

materia

Sendo assim, a Orto Center desenvolveu um programa de prevenção e tratamento da Sarcopenia com protocolos rígidos no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos clientes. Diante deste cenário, nossa clínica está se engajando junto algumas Operadoras na seleção de seus clientes.

Caracterizada por uma progressiva perda de massa e força muscular, a Sarcopenia se manifesta a partir do nosso envelhecimento, fazendo com que pelo menos 15% dos brasileiros com idade acima de 60 anos apresentem esse quadro. Apesar disso, ela também pode afetar indivíduos antes da terceira idade por conta de outras patologias.

As ações de precaução já podem ser iniciadas a partir dos 40 anos. Para isso, é recomendado que o exame de bioimpedância seja feito a cada 3 ou 6 meses, além de um acompanhamento multidisciplinar para que, em caso da doença, seja identificado o quanto antes.

Essa patologia possui uma estreita relação com a Osteoporose, pois uma das consequências da perda de massa muscular é um dos fatores que leva ao desequilíbrio, que pode resultar em quedas com fraturas, antecipando muitas vezes a morte do paciente.

Sendo assim, a Fundação Internacional de OsteoporoseInternational Osteoporosis Foundation (IOF) também inclui a Sarcopenia em sua categoria.