Importância da prevenção da Osteoporose

Quem explica os sintomas e as causas dessa enfermidade é o ortopedista traumatologista Renato Bastos membro da ACCOERJ.

1.jpj

A Osteoporose é uma patologia muito conhecida, mas a maioria das pessoas não tem conhecimento sobre os sintomas e as causas dessa enfermidade. Em pacientes que possuem essa condição, o corpo não desenvolve material ósseo suficiente, ou esse material é reabsorvido pelo corpo, dependendo do caso pode ocorrer até as duas situações.

Dessa maneira, ocorre perda progressiva de massa óssea e, consequentemente, os ossos ficam mais fracos e sujeitos à fratura. Aos 45 anos, acontece uma perda natural da massa óssea, numa taxa aproximada de 0,5% por ano. Em mulheres, essa perda pode começar a partir dos 35 anos, por conta da queda brusca do hormônio estrogênio durante a menopausa.

Quando essa taxa está entre 10% e 15%, o médico deve começar a trabalhar medidas preventivas com o paciente. No entanto, o diagnóstico de Osteoporose só ocorre quando essa perda atinge os 25%. Por isso, a prevenção deve começar cedo por se tratar de uma doença silenciosa, sem sintomas aparentes, geralmente percebida somente em estágio avançado, quando o paciente já sofreu uma fratura.

Tratamento

2

No caso de doenças por fragilidade óssea, geralmente é recomendado o uso de um medicamento que atua no tratamento da Osteoporose e na prevenção de segundas fraturas. Além disso, só é necessário que o paciente receba a aplicação dessa medicação uma vez ao ano, cabendo ao médico decidir, no ano seguinte, se será necessária outra dose. Outras vantagens são a rapidez no efeito que a aplicação diretamente na veia produz contra a Osteoporose e o tratamento praticamente é indolor.

Sendo assim, a Orto Center conquistou o selo bronze da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), ficando em destaque no mapa de instituições mundiais que priorizam o cuidado com o paciente osteoporótico e a redução de fraturas.

 

Uma equipe multidisciplinar trabalha em conjunto na Orto Center para garantir um melhor prognóstico aos pacientes, nela se encontra a Ortopedia, Traumatologia, Nutrição, Reumatologia, Fisioterapia, Psicologia e Imagem. Atualmente, sua prevenção é voltada para a segunda fratura em mulheres acima de 45 anos e homens acima dos 60.